Joomla! Volunteers Portal

Isso geralmente é um problema ligado a ACL, ou seja, de permissão de acesso. Então verifique como está a configuração do item de menu no backend (/administrator).

Menu > Gerenciar > Item de menu
Abra o item de menu problemático e verifique o campo "Acesso". Em 99% dos casos, esse é o problema. 

No caso a seguir, a solução também passava pelo campo "Acesso" da configuração do item de menu, mas por aqui sempre temos algumas particularidades - porque somos 'diferentões'.  

"Solicito seu auxílio para verificarmos o motivo do menu 'nome-do-item-de-menu' não estar disponível para visualização no site em Produção. Ele aparece perfeitamente no Ambiente de Desenvolvimento, onde está configurado exatamente igual."

 

Nesse caso, como o usuário informou que o item de menu aparecia no site em desenvolvimento, basta comparar o que há de diferente no item de menu dos dois sites.
"Apesar do usuário ter relatado que estavam iguais?" Yes, baby. Salvo em alguns casos raríssimos, problemas de desenvolvimento não têm relação com o ambiente ser de Produção ou não, especialmente numa infraestrutura madura como a que temos na empresa.

E não deu outra: em desenvolvimento, o acesso era Público. Em produção; apenas para usuários registrados. 

Certo, mas o acesso era para ser apenas de usuários registrados mesmo. Então por que não aparece?

A lógica nos levou a procurar o módulo de autenticação no frontend e percebemos que ele não estava lá. Isso seria uma descoberta bem óbvia para quem usa autenticação do Joomla ou via LDAP: ao abrir o site, não aparece a opção de login.
No nossa caso, não é tão óbvio assim porque trabalhamos com OpenAM para single sign-on. Isso quer dizer que, se estivermos logados em outra solução da intranet que usa o OpenAM, já entraremos registrados no nosso site Joomla sem precisar logar. 

Pelo backend, verificamos que o módulo de login estava publicado. Então por que não funcionava?

Próximo passo: checar os plugins de autenticação. Nesse caso, um dos dois plugins de autenticação do OpenAM não havia sido habilitado na migração para a Produção. Ou seja, foi um lapso da Operação e não da Construção. Isso quer dizer que o usuário era inocente - pelo menos dessa vez ;) E eu da construção de infraestrutura também (dessa vez hehe).  

 

 

Joomla! is a trademark of Open Source Matters. This site is not affiliated with or endorsed by the Joomla! Project or its trademark owners.