Joomla! Volunteers Portal

É decepcionante quando você acha que vai clicar na opção "importar arquivo csv" e... erro. Eu sei.

Seguem algumas dicas dos principais erros que vejo os usuários cometendo ao importar/exportar arquivos csv no Joomla / Fabrik.

 

Como toda dificuldade encontrada no Fabrik, a primeira coisa que você deve fazer é atualizá-lo com o último arquivo joomla-fabrik3.zip disponível no Github.

Nem continue antes de fazer isso :P

Precisa lembrar que você deve fazer backup antes? PRECISA!

 

O que sempre ouço por aí...

 

Está dando erro na importação dos dados.

1. Você lembrou de configurar a importação/exportação dos arquivos csv na lista?

Para isso, acesse Listas > Clique na lista desejada > Link Publicado > Aba CSV.

Como tudo no Fabrik, você tem milhares de opções de configuração [esses caras pensam em tudo!].

As principais que você deve estar atenta/atento para um mínimo de funcionamento são:

nível de acesso que pode importar ou exportar (por padrão vem special, escolha o que você deseja);
formato de cabeçalho;
formato do arquivo CSV;
wich elements = todos (ou você pode selecionar apenas os que deseja);
incluir dados = sim;
incluir dados brutos = não (a não ser que você queira duplicar suas colunas com data_raw).

O pulo do gato é: com exceção dos níveis de acesso, todos os demais campos acima devem estar iguais na lista de origem e de destino.
Parece óbvio, mas geralmente a maior parte dos erros que chegam a mim são resolvidos apenas ajustando essas configurações em ambas as listas.

 

2. Uma sugestão bacana para novatos é primeiro exportar um csv da lista de destino para verificar como está a formatação. ;)

3. Verifique se o delimitador está correto, pois o padrão pode mudar de lista para lista.

Geralmente é "," ou ";". Mas você precisa informar no início da importação o mesmo delimitador que está no seu arquivo csv. [se não sabe, abra seu arquivo csv no bloco de notas e verifique]

 

Quando exporto os dados, vem um monte de "sujeira". Ao lado de cada coluna, vem uma coluna duplicada _raw.

Isso são os dados brutos. Se não quiser que aconteça, altere as configurações em: Listas > Clique na lista desejada > Link Publicado > Aba CSV.

  • incluir dados brutos = não

 

Quando começo a importação, aparecem vários warnings.

Warnings são apenas warnings e podem ser ignorados ;) [Falou a rainha do POG]

Role a tela para baixo e verifique se não há a opção de acrescentar elementos no final da página. Se sim, é isso que você deve fazer para continuar sua importação com sucesso.

 

Iniciei a importação e ele está me perguntando se quero acrescentar alguns elementos.

Calma. Isso quer dizer que aqueles elementos ainda não existem no seu formulário atual. Você tem a opção de adicioná-los e escolher qual o tipo de plugin que será utilizado (field, dropdown, textarea etc).

Mas pera... mas e se o campo já existir no formulário de destino? Então revise sua planilha csv porque tem alguma coisa errada nela. Ás vezes o cabeçalho errado, às vezes uma coluna a mais que não deveria estar lá.

 

Os dados de um elemento de plugin databasejoin estão vindo em branco.

Isso geralmente ocorre quando os dados no formulário de origem não batem com os dados da tabela com a qual o elemento está fazendo o database. Verifique e ajuste.

 

Os dados de um elemento de plugin dropdown estão vindo com inconsistência para editar.

 

1. Verifique se em seu formulário você lembrou de incluir como primeira opção no dropdown algo como valor 0 e rótulo "-" e a marcado como padrão/default. (POG)
Se você não fez isso, é possível que um dado em branco, ao abrir o formulário, venha com a primeira opção selecionada.

2. Verifique se não os dados que vieram da sua importação não têm caracteres esquisitos. Um exemplo, ă ao invés de ã (às vezes só dá para perceber a diferença no frontend ou myphpadmin). Se sim, corrija.

3. Por algum motivo, que não sei se bug do Fabrik ou erro do desenvolvedor ao criar o formulário (ou ignorância nossa de algum detalhe), algumas vezes a importação apenas é bem sucedida quando o valor e o rótulo são iguais. Faça uma tentativa. (POG)

 

Essa dicas ainda não foram suficientes para te ajudar? NÃO pergunte para mim, pergunte no fórum!

 

 

Dicas IMPORTANTES para ser respondido no fórum:

  1. Pergunte primeiro ao Google.
  2. Pesquise por diferentes termos que podem estar relacionados à sua dúvida.
  3. Ao postar sua dúvida, seja o mais precisa/preciso possível. Indique a versão do Joomla que está usando, do componente, qual o template e todas as demais informações que possam ser úteis, de acordo com sua questão. Descreva bem o problema que está passando e o que já tentou e não deu certo.
  4. Escreva em inglês se estiver em fóruns em inglês. [Mas eu não sei falar inglês!! O Google Translator existe para isso. Use-o.]
  5. No caso do Fabrik, não espere resposta se não estiver pagando o suporte. As questões do fórum "Comunidade" não necessariamente são respondidas (mas muitas vezes são!).
  6. Se tiver resposta de alguém, agradeça e dê feedback se resolveu ou não. Se conseguir resolver sozinho, responda seu próprio tópico também para ajudar outras pessoas no futuro [quem sabe até você mesmo, que pode esquecer a solução mais tarde]
  7. Ative a opção de ser notificado por email caso tenha resposta, para não precisar ficar entrando o tempo todo no fórum para verificar.
  8. Logicamente, siga as REGRAS DO FÓRUM.

 

 

 

Joomla! is a trademark of Open Source Matters. This site is not affiliated with or endorsed by the Joomla! Project or its trademark owners.