Joomla! Volunteers Portal

Um dos maiores desafios dos usuários de software livre é manter uma comunidade viva e atuante. Todas as dificuldades não impediram  Daniel de Oliveira de criar a DFJUG, um dos mais importantes Grupos de Usuários Java (JUG) do mundo e atuar em outros JUGs em vários países. Ele ajudou a fundar o movimento "BrasilJUGs", que depois inspirou a criação da Worldwide JUGs Community. Daniel dedicou sua vida para incentivar e fortalecer a comunidade Java.

Por que estamos falando do Daniel? Porque ele faleceu no dia 1/11, devido a um ataque cardíaco, enquanto fazia um estudo sobre grupos de usuários na Inglaterra. A pesquisa aprofundava-se em como comunidades são formadas, e os dados levantados até então já podem ajudar a muitas comunidades. Ele e sua esposa Luci investiram tudo o que tinham nessa pesquisa.

Agora a Comunidade Java está engajada para garantir que o legado do Daniel permaneça vivo.
Não estamos falando apenas de manutenção de grupos de usuários. Com o espírito de comunidade, ele inspirou desenvolvedores a mudarem o mundo e suas vidas. Ensinou Java para mais de 100 mil desenvolvedores em países de Língua Portuguesa, com o projeto JEDI. Liderou projetos para ajudar os menos favorecidos, como ensino da linguagem Java para deficientes visuais e auditivos. Traduziu o BlueJ (ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolvimento Java) para Português. Entre outras realizações.

Se você, como o Daniel e eu, também acredita no potencial das comunidades de software livre como geradoras de desenvolvimento social e econômico, ajude a manter esse trabalho funcionando. É simples.

 

Você encontra mais informações no site danieldeoliveira.org. Vale a pena!

Também recomendo conhecer o trabalho do Grupo de Usuários - DFJUG.

Já que fazemos tão pouco, é justo ajudarmos quem faz muito. ;)

 

 

 

 

Joomla! is a trademark of Open Source Matters. This site is not affiliated with or endorsed by the Joomla! Project or its trademark owners.