Joomla! Volunteers Portal

Se tem uma coisa que eu não gosto é de ver joomleiro sendo mal educado ao responder às perguntas dos novatos no Facebook - sim, eu disse "joomleiro", no masculino, porque as joomleiras geralmente não apresentam esse tipo de comportamento. :P

Eu sei... eu sei... os novatos não pesquisam nada e chegam lá perguntando: <vozironica> "Como eu faço para colocar um slide no meu site?" </vozironica> É irritante mesmo. Até eu às vezes penso: "na bunADA não vai dINHA?"

 

 

Mas tenho algumas considerações sobre isso, a partir de minha realidade de pessoa cuja área de formação e atuação original não era a tecnologia.

Sabe essa coisa de colocar no Google, revirar os links, mudar a palavra-chave ou o idioma de pesquisa, pesquisar links dentro dos links e etc? Pois bem, ninguém nasceu sabendo fazer isso. Nós APRENDEMOS. E, geralmente, aprendemos com alguém - mesmo que não lembremos disso.
Fazer perguntas ao Google é uma arte. Garimpar a resposta certa lá no meio é outra habilidade desenvolvida - não nata.
Assim como saber quais os pontos que devemos estar atentos quando prospectamos uma nova extensão no JED: tudo isso é aprendido. Com a prática.

O novato que faz a pergunta no Facebook muitas vezes não sabe fazer de outro jeito. Porque ele está acostumado a colocar no Google "Qual o telefone da tele-pizza?" e o Google cospe uma lista de telefones. É isso o que essa geração aprendeu. Eles não são acostumados a ter trabalho.

 

"Então, Ana, é isso mesmo, eles são preguiçosos, temos que bater para aprenderem."

Nã nã ni nã não Isso é muito feio, amiguinhos. :) Temos sim é que ensinar.

 

"Mas eles perguntam sempre a mesma coisa, não dá pra aguentar!"

Bem, é verdade. Mas me digam uma coisa: se eles pesquisarem no Google, vão achar, por exemplo, as respostas dadas para resolver um mesmo problema num grupo de Facebook? Não, né?

 

"Mas eles podem pesquisar na caixa de busca do grupo do Facebook, oras!"

Sim, mas eles teriam que pesquisar grupo a grupo, e eles tem pressa. Como nós também. Sinceramente, vocês acham que farão isso? Não, simplesmente porque muitas vezes eles nem sabem que deveriam.

 

Então será que não seria interessante para nós, em nome da nossa mente sã, direcionar essas pessoas para o fórum oficial? Será que não seria legal termos uma estratégia de escrever posts explicativos no fórum e, quando alguém fizer a tal pergunta, a gente linka para o post? Por exemplo: "Como escolher a melhor extensão para a minha necessidade?"

Dou essa sugestão com base na minha experiência. Sou blogueira desde 2009 e posso garantir a vocês que muitas pessoas que fazem perguntas no meu blog não leram o meu blog (facepalm). Porque não é possível... elas perguntam coisas que estão escritas lá! Nesses casos, eu sempre respondo com um link. Mas o meu blog é muito bom (que modesta!), quero dizer, geralmente ele tem a resposta para as principais dúvidas que os leitores apresentam, e explicadas de uma forma que os leigos conseguem entender.

E a documentação do Joomla? E o fórum do Joomla? São bons assim como aquele meu blog? Hummm... Er... Hã... Sério, nossa documentação é fácil para leigos?

Então será que ao invés de perdermos tempo em infindáveis discussões no Facebook, não seria mais interessante que nós, como especialistas, dedicássemos esse tempo para criar nos repositórios oficiais as respostas a essas [irritantes] perguntas mais frequentes, para linkarmos a resposta quando elas forem feitas?

Isso não seria muito mais construtivo para todos: usuários novatos, Joomla e até para nós mesmos?

Sim, no meu blog também tem aquelas pessoas que não merecem a mínima resposta (raras), quando fazem uma pergunta num post que está respondida no próprio post, por exemplo. Nesses casos, eu ignoro. Ser ignorado já é uma resposta, não é mesmo? #ficadica

Eu não sei o que acontece conosco. Não sei porque às vezes perdemos um "quê" de humanidade e tratamos o outro de forma arredia só porque ele não sabe o que a gente sabe - mesmo que seja a habilidade de não ter preguiça (rs). Saco cheio? Então por que continuamos lá? Eu acho que é porque no fundo todos queremos ajudar. Sou amiga de joomleiros que respondem com patadas e/ou ironia às vezes no Facebook, e eu posso dizer com toda segurança que eles não são pessoas cruéis nem desumanas, muito menos mal educadas.

Então deixo o meu convite a essas pessoas que tenho certeza que realmente querem ajudar os novos usuários, só não têm paciência com eles (rs): vamos fazer uma lista das perguntas mais frequentes e depois respondê-las em conjunto? Quem topa o desafio?

 

"Ah não, Ana, eu prefiro bater nos novatos... isso me desestressa."

Minha vontade agora é responder: "vai bater outra coisa, que desestressa também", mas sabem como é... sou uma lady, não poderia jamais dizer isso.

 

 

 

Joomla! is a trademark of Open Source Matters. This site is not affiliated with or endorsed by the Joomla! Project or its trademark owners.