Joomla! Volunteers Portal

Algumas pessoas parecem ter dificuldade em entender algo bem simples: você está fazendo vários projetos legais em Joomla, há anos. Isso pode fazer de você um bom profissional (ou não). Mas o que isso não quer dizer é que você está trabalhando para o Projeto Joomla! Pelo contrário, o Joomla! está trabalhando para você, está oferecendo a você uma oportunidade profissional, um software de excelente qualidade, livre e gratuito. Isso não tira o seu mérito de profissional. Mas também não lhe confere título vitalício de "contribuidor-mega-master", nem lhe coloca numa posição de superioridade em relação a ninguém.


Aliás, numa comunidade de software livre, não existe essa historinha de blablabla-superioridade e blablabla-meritocracia-por-tudo-o-que-eu-já-fiz. O que existe é uma estrutura linear onde algumas lideranças emergem, não por cargos, mas por forma de atuação. Mas ninguém é mais importante do que ninguém e as oportunidades são iguais para todos, basta que se vá atrás delas (porque elas também não caem do céu).


Outra coisa que se confunde às vezes: líder não é aquele que mais aparece. Mesmo porque às vezes quem mais aparece é quem se autopromove o tempo inteiro para o Google. E líderes não fazem isso. Líderes incentivam as pessoas a trabalharem em equipe e promovem o trabalho dos demais. Um líder JAMAIS dirá para um novato que teve um reconhecimento: "eu é que deveria estar no seu lugar". Um líder aplaude e, genuinamente, fica feliz com o sucesso do outro. Porque, numa comunidade, o sucesso de um é o sucesso de todos.

E talvez aí esteja exatamente o cerne da questão: algumas pessoas que se dizem da comunidade, não estão realmente na comunidade.

Oooooooooooooh!

Tum Dum Tsss!

 

Só porque eu trabalho com Joomla, dou cursos de Joomla, faço palestras de Joomla, isso não me faz membro-honorário da comunidade?

Senão vejamos... Explica a famosa Wikipedia, que "comunidade é um grupo de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns." Então se você não têm relações recíprocas com os demais e não está interessado em fins comuns, só no sucesso das coisas que você realiza e na sua própria imagem, se você compartilha nas redes sociais coisas negativas que prejudicam a própria comunidade ou pessoas dentro dela, talvez - só talvez - você esteja fora e nem saiba.

Algumas pessoas usam a "comunidade", o software, os eventos, com o único objetivo de promoção pessoal. E nem estou aqui para julgar e dizer que isso está errado: cada um faz o que bem entender. Se não estiver prejudicando ninguém, que faça uso das oportunidades que enxerga pelo caminho.

O problema é quando os interesses dessas pessoas entram em conflito com os da comunidade. E assim surgem os "líderes de um grupo de uma pessoa só", referendados por uma boa indexação no Google feita por eles mesmos. E assim pessoas que eram ativas na comunidade acabam se desligando, porque simplesmente não conseguem conviver com esse tipo de comportamento - e não sou eu que vou dizer que elas estão erradas, apesar de lastimar a perda de gente boa, que efetivamente pensa com espírito de coletividade.

E que fique bem claro: não sou contra quem critica. Eu acho que um membro ativo de uma comunidade tem a obrigação de ser crítico e discutir ideias. [Aliás, eu também sou uma pessoa que, vocês sabem, não fico quieta rs]. Mas existe uma enorme diferença entre o comportamento crítico e o comportamento tóxico - e as pessoas não são idiotas, todos nós somos capazes de julgar quando uma pessoa está criticando para ajudar a melhorar ou criticando para causar intriga. Né?

As pessoas conseguem distinguir claramente quem está trabalhando para dar uma contrapartida ao projeto que lhe permite desenvolver o seu trabalho e quem está trabalhando somente para si.

Mais uma vez, para deixar claro: não há problema algum em trabalhar somente para si, isso é permitido - legal e moralmente. Apenas sejamos éticos e humildes de assumir isso e não prejudicar o trabalho daquelas pessoas que acreditam na origem do nome Joomla - todos juntos. Tem lugar para todos. Todos são bem-vindos. Basta ser legal e colaborar, do seu jeito. Mesmo que seja apenas não atrapalhando o trabalho dos outros.

E se você terminou de ler esse artigo e está se perguntando: "quem essa Zé-Ninguém pensa que é para escrever esse tipo de coisa sobre mim?" Talvez esse texto tenha sido escrito para pessoas como você mesmo.

 

 

Joomla! is a trademark of Open Source Matters. This site is not affiliated with or endorsed by the Joomla! Project or its trademark owners.